Em outubro de 1980, Paul se volta para um velho projeto que consiste em juntar algumas faixas nunca gravadas para um novo álbum chamado Cold Cuts. McCartney e os Wings trabalham neste projeto durante o mês na fazenda de Paul em Hastings, Sussex, mas o projeto foi finalmente cancelado.
Em novembro, Paul e Denny Laine se unem no estúdio de George Martin em Montserrat, no Caribe. Paul começa um novo álbum em colaboração com George Martin. Esta é a primeira colaboração de McCartney e Martin desde Live And Let Die em 1973.
Pouco depois disso os Wings se separaram. Foram dispensados Laurence Juber e Steve Holly da banda e Back To The Egg foi o último e definitivo trabalho dos Wings. Para o álbum novo, Paul queria ter vários convidados de peso na gravação das canções. No dia 8 de dezembro de 1980, John Lennon é assassinado em Nova Iorque quando voltava para casa depois de uma sessão de gravações. Paul interrompe as gravações e decide ir para a sua fazenda em Sussex, subjugando-se incapaz fazer qualquer comentário.
Paul finalmente volta para Monserrat em fevereiro de 1981 começa a gravar um novo álbum Tug of War. Vários músicos famosos são convidados por Paul para gravar as faixas deste novo álbum: Dave Mattacks, Steve Gadd, Carl Perkins, Stevie Wonder, Stanley Clarke, Eric Stewart e Andy MacKay estão entre eles.
Paul passa para o produtor George Martin as idéias do novo disco. Paul também recebe a visita de Elton John, Ringo Starr e George Harrison. Eles começam a gravar uma composição nova de George chamada "All Those Years Ago" em homenagem a John. Esta música foi incluída mais tarde no álbum de George Harrison, Somewhere in England. Muitas visitas... mas também uma partida: Denny Laine e Paul terminam a parceria definitivamente durante as sessões de Tug Of War. Denny começou sua carreira de solo, porem não obteve grande sucesso.
Tug Of War é lançado em abril de 1982 e foi muito bem recebido pelos críticos. Até mesmo hoje, os fãs de Paul consideram este trabalho como o seu melhor desde Band On The Run. A qualidade do álbum é claramente sentida na colaboração entre Paul e George Martin e o acompanhamento dos artistas bem escolhidos por Paul desde o inicio das gravações do álbum... sem mencionar a maturidade crescente de Paul a que agora está melhor como compositor e como artista.
Tug Of War foi um sucesso enorme em todo o mundo mas, nos Estados Unidos, particularmente. Permaneceu durante 3 semanas em primeiro lugar. O álbum ficou nas paradas americanas durante 29 semanas. Por causa de Tug Of War, Paul foi premiado como o melhor artista britânico e melhor contribuição para música britânica (BPI Awards).
Nesta obra-prima é dada o chute inicial com a música tema, "Tug Of War", uma belíssima balada. Começa lentamente com uma introdução acústica e, ao decorrer, ela se torna mais elétrica e mais poderosa, tendo um apoio de uma orquestra. Nesta canção, como em muitos outros neste álbum, Eric Stewart executa os vocais de apoio juntamente com Paul e Linda.
"Take It Away" é uma canção mais rápida vindo logo em seguida, amarrada a "Tug Of War". Com o progresso da música, cada vez mais instrumentos se unem durante o coro e a canção fica mais jovial. Ringo Starr toca bateria com Steve Gadd e George Martin toca piano elétrico.
"Somebody Who Cares", outra belíssima balada acústica escrita por Paul. A sua voz está perfeitamente clara e alguns instrumentos contribuem à beleza desta canção, como o violão tocado por Paul ou os flautas tocadas por Adrian Brett. A estrela de convidada a executar esta canção com Paul é Stanley Clarke, que segura o baixo.
Próxima estrela de convidado é Stevie Wonder, que une-se a Paul para escrever e executar a divertida canção "What's That You're Doing". Paul e Stevie cantam alternadamente. Os dois brincam com um das mais famosas músicas dos Beatles dizendo "She Love You, Yeah,She Loves You! Yeah! Yeah!...". Stevie Wonder toca sintetizadores e Andy MacKay do Roxy Music, toca lyricon.
"Here Today", quinta música do álbum, é dedicado a John Lennon. Foi escrita por Paul após a sua morte. É uma canção triste. Alguns violinos agradáveis nos fazem lembrar de Yesterday. Com frequência, em suas com composições, as canções mais tristes incluem alguns puros momentos de esperança e alívio e "Here Today" é uma boa ilustração disto.
"Ballroom Dancing" é vigorosa. É uma canção de rock dos bons e fala sobre as recordações de Paul de pistas de dança quando ele era jovem. A letra é apoiada por uma mistura eficiente de piano, baixos e guitarras, bateria e metais fortes. O clarinete é tocado por Jack Brymer, um veterano no instrumento.
Logo vem "The Pound Is Sinking". Stanley Clarke segura o baixo mais uma vez. Paul na guitarra nos proporciona um desempenho virtuoso. A canção é uma mescla de trabalhos inacabados que originalmente iria se chamar "Hear Me Lover". Paul fez freqüentemente tais mesclas no passado como "A Day In The Life", com John ou como "After The Ball"/"Million Miles" e "Winter Rose"/"Love Awake" no álbum Back To The Egg.
Então segue "Wanderlust", uma balada de magnífica tocada por Paul ao piano e pelo maravilhoso conjunto de metais Philip Jones Brass Esemble. Esta interpretação sinfônica provavelmente é a melhor canção neste álbum, graças à colaboração de George Martin. Em um momento, a voz clara e perfeita de Paul é dobrada lembrando um dueto de dele consigo mesmo. "Wanderlust" é o nome de um dos três iates que foram contratados por Paul para as sessões de London Town que foi executada nas Ilhas Virgem em 1977.
Outro momento histórico acontece na música "Get It", quando Paul toca com Carl Perkins, um dos seus velhos ídolos, Um dueto meio country escrita por Paul. Carl toca guitarra e Paul toca baixo, violão, percussões e sintetizadores. Paul e Carl se revezam nos vocais.
Depois de "Be What You See", um pedaço curto onde Paul está tocando para violão e vocoder, vem "Dress Me Up As A Robber", uma canção rápida que mistura vocais altos e baixos. Parece ser um pouco experimental como as canções do álbum antecessor, McCartney II. George Martin está ao piano elétrico e Dave Mattacks na bateria.
Por último, vem a segunda colaboração entre Paul e Stevie Wonder, "Ebony And Ivory". Escrita por Paul, essa é a música principal do álbum. Esta é mais uma belíssima canção com letras sobre paz e tolerância. Paul toca violão, baixo e piano. Stevie toca bateria e sintetizadores.
São lançados três canções de Tug Of War em compactos 1982:
"Ebony And Ivory"/"Rainclouds"/"Ebony And Ivory" (versão de solo) foi lançado em março e alcança o primeiro lugar nas paradas americanas. "Rainclouds", executada por Paul e Denny Laine, é excelente. E este compacto inclui também uma versão de solo de "Ebony And Ivory" executada por Paul, sem Stevie Wonder.
"Take It Away"/"I'll Give You A Ring" foi lançado em junho e alcança o décimo lugar nas paradas americanas. Como sempre, o lado B contém um valioso título como "I'll Give You A Ring", uma canção que já existia como demonstração em 1974.
Houve um compacto de "Tug Of War", mas provavelmente, só foi lançado na Europa.
"The Girl Is Mine" foi lançado em outubro de 1982 como resultado de uma colaboração entre Paul McCartney e Michael Jackson. Esta é uma canção escrita por Michael Jackson para o seu álbum Thriller.
Paul e Michael fazem um dueto nesta canção que obteve bastante êxito na rádios do mundo. Antes disso, Paul já havia escrito uma canção para Michael, "Girlfriend", que foi incluída no álbum de ambos, London Town, de Paul e Off The Wall, de Michael Jackson.
A último trabalho de Paul em 1982 foi o tema do filme O Cônsul Honorário (The Honorary Consul). O lançamento foi em dezembro.
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