sábado, 8 de outubro de 2016

Harry Nilsson, um dos amigos mais talentosos dos Beatles


Harry Edward Nilsson III, cantor e compositor norte-americano, mais conhecido por Nilsson, nasceu no estado de Nova Iorque. Era considerado um "mago" dos estúdios, por causa de suas habilidades que faziam com que sua música fosse impossível de ser reproduzida ao vivo; além de que cantava praticamente todas as partes vocais de suas gravações. Um vocalista capaz de alcançar 3 oitavas. Foi para a Califórnia na adolescência e compôs "Cuddly Toy" para os Monkees, mas seu primeiro trabalho de sucesso nos EUA foi o desenho animado The Point, de sua autoria, bem como a trilha sonora. Embora suas gravações mais famosas não tenham sido composições suas, elas foram muito mais bem sucedidas do que as versões de autoria original.

O sucesso internacional veio com a canção de Fred Neil, "Everybody's Talkin", utilizada na trilha sonora do filme Midnight Cowboy, com o título em português Perdidos na Noite. Esta gravação lhe rendeu o Grammy por "melhor performance vocalista-masculino-pop" do ano. Seguiu-se o álbum Nilsson Schmilsson, gravado em 1971, que trazia seu explosivo sucesso número 1 “Without you" para as paradas. Essa canção fora originalmente composta pela dupla Pete Ham & Tom Evans, do grupo Badfinger - estes produzidos pelo engenheiro de som dos Beatles, Geoff Emmerick. A versão de Nilsson lhe rendeu um disco de platina, certificando-o por um milhão de cópias vendidas nos EUA. O sucesso da mesma fez com que Nilsson permanecece no primeiro lugar das paradas por 4 semanas nos EUA!

Harry Nilsson era admirado e respeitado por gigantes do Rock Clássico da era das décadas de 1960 e 1970. Numa ocasião, quando John e Paul estavam sendo entrevistados, ao ser perguntado sobre qual seria o melhor cantor americano, Lennon respondeu: "Harry Nilsson"! Em seguida, o repórter perguntou qual seria a melhor banda americana e Paul respondeu: "Nilsson"! Durante1973, quando John andava por Los Angeles temporariamente separado de Yoko, formou uma parceria com Nilsson em alguns projetos alternativos, incluindo o álbum Pussy Cats. Nilsson, muito criativo, ainda criou e atuou em uma comédia cinematográfica de sua autoria junto a Ringo, Son of Dracula (O Filho de Drácula), pela Apple Films, em 1974, projeto esse que se fez acompanhar de outro LP do mesmo nome com sua trilha sonora.

Em fins de 1974 o contrato de Nilsson expiraria com a RCA, e para que a gravadora não mandasse Harry embora, John e Ringo foram conversar com os superiores de lá. Eles concordaram apenas com 20% de certeza de que no fim do contrato com a Apple, John fosse assinar com a RCA.

Mesmo com o contrato na mão, a tendência de Nilsson em criar projetos totalmente diferentes um dos outros e um tanto esotéricos não permitiu que ele capitalizasse 100% dos seus sucessos nos projetos posteriores. Talvez um pouco da demasiada diversificação de seu talento criativo tenha colaborado com uma diluição em sua capacidade criativa máxima, que ainda por cima foi agravada por um uma corda vocal arrebentada em 1974 e só recuperada totalmente no último trabalho de Nilsson pela RCA (Knnillsson, 1978).

Eventualmente, outros problemas foram surgindo. A morte de seus amigos (Mamma Cass, do conjunto Mammas and Pappas, em 1974 e do baterista do conjunto The Who, Keith Moon, em 1978) no mesmo apartamento que pertencia a Nilsson em Los Angeles o deixou muito abalado e, aos poucos, Nilsson foi se afastando da vida pública como músico. Ele foi, um pouco como John, dedicar-se à vida de casa, à sua esposa e seus sete filhos. Logo ele passou a se dedicar a trilhas de Cinema (exemplo do Filme Popeye, com Robin Willians de 1980) e a um tributo dedicado à obra de Yoko, junto com vários outros artistas (Every Man Has a Woman, 1984).

Em 1993 sofreu um ataque do coração que, supõe-se, foi causado pelo impacto de ter perdido todas as suas economias na vida toda (5 milhões de Dólares), deixando a situação delicada para ele e seus 7 filhos. Então, logo após sua recuperação, resolveu voltar-se à sua musa inspiradora e recomeçou a compor e tocar, pouco a pouco. Porém, no dia em que terminara os vocais de seu disco novo, subitamente seu coração não resistiu. Eem 15 de janeiro de 1994, Harry Edward Nilsson III faleceu.

Por André Katz

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