quinta-feira, 6 de outubro de 2016
18 curiosidades sobre o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Muito já se leu sobre o festejado álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que inclusive é citado em várias listas como o álbum mais importante de todos os tempos. Mas sempre sobra espaço na cabeça para mais uma leva de informações curiosas sobre ele, concorda? Aí vai uma lista com 18.
O álbum foi originalmente concebido com a temática da infância dos Beatles em Liverpool e nesse sentido eles chegaram a gravar duas músicas: "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever". Essas músicas foram lançadas como um single "duplo lado A" e descartadas para o LP.
O primeiro título para o disco era "Dr. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Mas foi descoberto que esse era o título de uma bebida muito popular nos EUA.
Paul McCartney primeiro sugeriu que os Beatles posassem com uniformes do Exército da Salvação, mas os outros 3 não gostaram da idéia e descartaram.
Os Beatles planejavam realizar um programa de TV espetacular para o lançamento do álbum, mas isso nunca foi feito.
Brian Epstein não gostou da idéia dos uniformes militares para a capa do Sgt. Pepper. Ele estava nos EUA e, antes de retornar para Londres, acreditava que poderia morrer de acidente aéreo e escreveu um bilhete para um assistente chamado Nat Weiss, no qual estava anotado, entre outras ordens: "jaquetas marrons para o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".
Mal Evans, o faz-tudo dos Beatles, teve uma pequena participação na criação do Sgt. Pepper: segundo consta, ele contribuiu com algumas frases de "Fixing a Hole". Mas não creditado, obviamente.
O custo das gravações do álbum foi de aproximadamente 25 mil libras (40 mil dólares).
Os Beatles gastaram cerca de 700 horas gravando o disco.
Os uniformes de Sgt. Pepper foram feitos por um profissional especializado em figurinos de teatro chamado Maurice Berman.
Houve uma festa para a imprensa que foi considerada a primeira audição oficial do Sgt. Pepper: aconteceu no dia 19 de maio de 1967 na casa de Brian Epstein em Chapel Street. Linda Eastman estava presente e fez várias fotografias nesse dia. E também foi fotografada, pela primeira vez, conversando com seu futuro marido, Paul McCartney.
A primeira vez que o Sgt. Pepper foi tocado publicamente foi às 17h do dia 12 de maio de 1967, quando a Radio London tocou o disco inteiro, com uma cópia pirata que havia adquirido não se sabe como. O programa foi apresentado como "a primeira audição mundial do disco da semana".
No Brasil o disco também foi tocado antes de ser lançado, pelo lendário Big Boy, na Rádio Mundial AM 860. Também não se sabe como ele conseguiu a cópia do disco.
Aquele bumbo com o logotipo do álbum foi encomendado por Peter Blake a um artista plástico underground chamado Josepho Ephgrave, que preparou duas versões diferentes. A oficial, que foi usada na maioria das fotos daquela sessão (e escolhida para a capa) acabou sendo guardada com John Lennon no Dakota, enquanto a alternativa ficou com Paul.
Para a sessão de orquestra de "A Day In The Life" foram convidados cerca de 40 amigos dos Beatles, inclusive Mick Jagger, Mariane Faithfull e toda a equipe da Apple.
Madame Tussauds emprestou 9 figuras de cera do seu museu para a capa do Pepper: os quatro Beatles, Diana Dors, Lawrence da Arábia, George Bernard Shaw, Dr. Livingstone e Sonny Liston.
John Lennon presenciou a estréia de um musical chamado Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, no Beacon Theatre, New York, em 1974. O espetáculo foi dirigido por Tom O'Hogan e produzido por Robert Stigwood. Stigwood também produziu em 1978 um filme de mesmo nome, estrelado pelos Bee Gees. Paul McCartney se ofereceu para fazer o papel de Billy Shears, mas foi recusado. O papel ficou para Peter Frampton.
"A Day In The Life" foi a primeira música dos Beatles em todos os tempos a ser banida da Rádio BBC.
A primeira música gravada para um álbum foi uma música composta por Paul vários anos antes: "When I'm Sixty-four".
Nenhum comentário:
Postar um comentário