terça-feira, 25 de outubro de 2016
Alan White, o baterista do Yes... e da Plastic Ono Band
Quando John Lennon precisou de um baterista para fazer sua primeira apresentação fora dos Beatles, foi ele que segurou as baquetas. Depois, este grande baterista, mais conhecido pela sua banda principal (Yes), também fez bonito com George Harrison e o próprio John Lennon. Saiba mais sobre esse superastro dos ProgRock.
Alan White começou criança, aprendeu a tocar piano com seu pai, mas depois decidiu mudar para a bateria, influenciado por Ringo Starr. Com 13 anos (1963-1964) tocava no The Downbeats, e começou a aparecer em jornais locais, por ter tanta habilidade com tão pouca idade. Os Downbeats tocavam sete noites por semana, primeiramente fazendo covers dos Beatles.
Um pouco depois formou o Blue Chips, conseguiu contrato com a Polygram e lançou um compacto em 1965. Depois disso, White se juntou a Billy Fury e sua banda The Gamblers, e foram tocar na Alemanha por alguns meses em 1966.
No final dos anos 60, tocou teclado na Ginger Baker's Aiforce, pois o baterista era o lendário Phill Seaman. Depois da desastrosa experiência, tocou no Balls (com Denny Laine e Trevor Burton - do Moody Blues e The Move) por alguns meses. Tocou também com Graham Bond e Joe Cocker (no Woodstock).
Seu talento porém, só foi notado no fim de 1969, quando tocou com a Plastic Ono Band em Toronto. Seu nome vinha creditado, na mesma altura dos de Lennon e Clapton. Tocou também no single de Instant Karma e no LP Imagine. No início dos anos 70 tocou em álbuns de George Harrison, Doris Troy, Gary Wright e Allan Price. Formou o Griffin' (com Colin Gibson).
No fim de 72 entrou para o Yes, após a saída de Bill Bruford. Em 76, após uma decaída de popularidade do Yes, lançou Ramshackled, seu único álbum solo, que por sinal foi surpreendente. Depois voltou ao Yes, e eles lançam discos até hoje.
No fim, Alan White é tão popular, que chega a disputar com Ringo, John Bonham, Keith Moon, Charlie Watts, Nick Mason, Ian Paice e Ginger Baker.
Alan White teve uma breve passagem pelo King Crimson (não gravou nenhuma música, tocou em apenas 2 ou 3 shows). E tocou também com Donovan, Jesse Ed Davis, Paul Kossoff, Johnny Almond, Bell & Arc, Dr. Robert, Squire, Steve Gibbons, Eddie Harris, Steve Howe, Stefan Grossman, Sky e Carl Perkins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário