Uma singela homenagem ao grupo que foi inspirado pelos Beatles.
No dia nove de fevereiro de 1964, os Beatles se apresentavam pela primeira vez nos Estados Unidos, onde seu hit "I Want To Hold Your Hand" era um sucesso sem precedentes. O show se deu no programa da CBS TV The Ed Sullivan Show, visto por 73.700.000 telespectadores, considerada a maior audiência na história da televisão americana. No mesmo programa foi exibido, em vídeo tape, uma apresentação do jovem ator-cantor inglês de Manchester Davy Jones (1945), cantando em dueto com a atriz Georgia Brown "I'd Do Anything", da trilha sonora do musical Oliver!, que estava em cartaz na Broadway. No outro lado da costa americana, em Los Angeles, o ator californiano Micky Dolenz (1945) estava em seu Pontiac Grand Prix, que tinha uma pequena televisão sintonizada no The Ed Sullivan Show. Após o fim da apresentação dos Beatles, Micky Dolenz se tornou um grande fã da banda e pensou: "Eu gostaria de estar em um grupo assim". Cerca de três anos depois o destino cruzaria tanto Micky Dolenz quanto Davy Jones com os Beatles.
Os Monkees foram criados pelos produtores Bert Schneider e Bob Rafelson com o apoio da Screen Gems, inspirados no filme dos Beatles, de 1964, A Hard Day's Night. Davy Jones (vocal e maracas), Peter Tork (Washington DC, 1942 - vocal, baixo, guitarra, teclados), Michael Nesmith (Texas, 1942 - vocal e guitarra) e Micky Dolenz (vocal e bateria) foram selecionados entre 437 candidatos para interpretarem um grupo de rock'n'roll para uma série de TV. O seriado The Monkees, com 58 episódios, foi ao ar entre setembro de1966 e março de 1968, exibidos em 33 paises, com sucesso. Mas o grupo musicalmente casou grande furor e se superou compondo suas próprias músicas e ousando em arranjos sofisticados. EHead, co-roteirizado por Jack Nicholson), quatro turnês por sete países e prêmios como onze discos de ouro, dois Emmys (premiação máxima da televisão americana) para o seriado, três troféus da NARM (sigla em inglês para a Associação Americana da Industria de Discos) e quatro indicações ao Grammy.
Os dois grupos começaram a se cruzar quando os quatro Monkees estavam anônimos em uma platéia de 45 mil pessoas que lotavam o Dodger Stadium em Los Angeles, em 28 de agosto de 1966, durante a última turnê dos Beatles pelos Estados Unidos. Havia apenas treze dias que os Monkees haviam lançado seu primeiro single, "Last Train To Clarksville". Curiosamente, cartazes com os dizeres "Os Monkees Estão Chegando" foram divulgados durante aquela excursão americana dos Beatles e os ainda desconhecidos Monkees se tornariam, em breve, um grande fenômeno.
Menos de um ano depois, em primeiro de julho de 1967, uma publicação do inglês New Musical Express divulgou que os Monkees já haviam gerado 180 milhões de dólares com seus produtos. Esta cifra certamente foi acrescida, quando a revista americana Billboard, em nove de dezembro, noticiou que as vendas dos discos dos Monkees passavam de 25 milhões de cópias em apenas um ano. Com estes números, era comum nos bastidores da indústria do entretenimento comentar que os Monkees, em 1967, venderam mais discos que os Beatles e os Rolling Stones juntos! Mas qualquer comparação com os Beatles era refutada pelos Monkees, que continuavam a reverenciar o grupo inglês.
As homenagens aos Beatles começaram logo no episódio piloto "Here Come The Monkees" onde um cartaz dos Beatles apareceu no cenário sendo alvejado por um dardo atirado por Michael Nesmith. No último episódio da primeira temporada "The Monkees on Tour", que na realidade foi um documentário sobre a primeira turnê americana iniciada em dezembro de 1966, Michael Nesmith no final do programa agradeceu aos Beatles "por terem começado tudo para nós". Na segunda temporada, nos episódios "It's A Nice Place To Visit" e "Everywhere A Sheik, Sheik", ambos em setembro de 1967, Davy Jones, respectivamente, apareceu em uma cena segurando o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e comentou que enviou para os Beatles, uma fã pelo correio.
O tão esperado encontro entre os Beatles e os Monkees, começou a se desenvolver a partir de seis de fevereiro de 1967, quando Micky Dolenz chegou a Londres para uma viagem promocional. No mesmo dia, após uma recepção de 300 fãs que o aguardavam no aeroporto, Micky Dolenz encontrou Paul McCartney em uma discoteca em Londres, noticiado pela imprensa como "Monkee encontra Beatle!". Paul McCartney estava de folga após as filmagens do video-clipe de "Penny Lane", e convidou Micky Dolenz para visitar sua casa em St. John's Wood. Lá Paul McCartney tocou em primeira mão para Micky Dolenz as músicas do novo single, "Strawbery Fields Forever" e "Penny Lane", que só saiu oficialmente no dia treze. Em seguida, o empresário dos Beatles, Brain Epstein, convidou Micky Dolenz e Paul McCartney para o seu apartamento, onde exibiu filmes com os grupos The Spencer Davis Group e The Cream. Duas horas e meia depois, Paul McCartney deixou Micky Dolenz no Grosvenor House Hotel. Naquela mesma noite Michael Nesmith e sua esposa Phyllis embarcaram em um voo de Nova York para Londres. No mesmo avião estava Mama Cass, do grupo The Mamas and The Papas.
Após uma série de compromissos promocionais e mais um encontro na boate Bag O'Nails entre os dois Monkees com Paul McCartney, no dia dez de fevereiro, Michael Nesmith, acompanhado de sua esposa, visitou uma sessão de gravação dos Beatles no estúdio número um, em Abbey Road, onde eles trabalhavam na música "A Day in The Life", do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Aquela sessão, que estava sendo filmada, tinha uma orquestra de 40 componentes e outros convidados como os Rolling Stones Mick Jagger e Keith Richards e os cantores Donovan e Marianne Faithfull. As filmagens dessa sessão foram utilizadas para um video-clipe promocional de "A Day In The Life". No clip Michael Nesmith apareceu conversando com John Lennon.
No dia seguinte o casal Nesmith foi convidado para jantar na casa de John Lennon e sua esposa Cynthia, em Weybridge. Após o jantar, os dois casais foram a discoteca Sibylla's (da qual George Harrison era um dos proprietários), onde os outros três Beatles estavam. Lá John Lennon mostrou a Michael Nesmith, uma gravação da música "Hey Joe" e indagou: "Isto não é incrivel?" e Michael Nesmith respondeu: "Sim é fantástico, quem é?". Era Jimi Hendrix, que depois abriu alguns concertos durante uma turnê dos Monkees, pela América do Norte.
Em 1967, assim como nos Estados Unidos, os discos dos Monkees estavam vendendo espetacularmente na Inglaterra. Além da série de TV, que era assistida em cinco milhões de lares britânicos, seus dois primeiros álbuns, The Monkees e More of The Monkees, tinham ido ao primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesas, assim como o single 'I'm a Believer", que vendeu meio milhão de compactos em menos de duas semanas. Na primavera, foi lançado, somente na Europa, o single "Alternate Title", de autoria de Micky, que trazia uma referencia aos Beatles na letra ("the four kings of EMI are sitting stately on the floor"), que chegou ao segundo lugar na Inglaterra. Logo o grupo recebeu uma oferta para concertos na Inglaterra, da própria NEMS, empresa de Brian Epstein.
No dia 28 de junho, os Monkees, vindos de Paris, desembarcavam em Londres, onde centenas de fãs histéricas os aguardavam. A Monkeemania chegava a Inglaterra. No Royal Kensington Gardens Hotel, onde eles ficaram hospedados, o alvoroço dos fãs foi tamanho, que a Princesa Margaret, que morava nas imediações, enviou um bilhete para os Monkees pedindo para que eles contivessem seus admiradores.
Os Monkees deram cinco concertos lotados no Empere Pool Wembley, abertos pela cantora Lulu. Em três de julho, Brain Epstein convidou os Monkees para uma festa em sua homenagem na boate Speakeasy. Lá estavam Eric Clapton, os grupos The Who, Manfred Mann e Procol Harum, as cantoras Lulu e Dusty Springfield e os Beatles com suas esposas. Na ocasião, John Lennon comentou com Michael Nesmith: "Você sabe, existiam apenas quatro pessoas que sabiam o que é estar no topo do mundo, e agora são oito". A festa terminou às seis horas da manhã, com uma jam session com George Harrison, Peter Tork e Keith Moon, baterista do The Who. Os Monkees voltaram para a América, em seis de julho, para seguir em uma turnê pelos Estados Unidos, mas a amizade com os Beatles continuou. Segundo Peter, os Beatles admiravam a capacidade dos Monkees de gravar discos e fazer TV rotineiramente.
Durante o ano de 1968, eles continuaram a se encontrar casualmente, quando os Monkees iam à Inglaterra. Peter Tork foi convidado por George Harrison para tocar nas sessões de gravação para a trilha sonora do filme Wonderwall. George também mostrou a Peter Tork o recente filme dos Beatles, Magical Mystery Tour. Davy Jones, acompanhado da cantora Lulu, compareceu aos estúdios da EMI, em Abbey Road, onde os Beatles gravavam a canção "Revolution". Micky Dolenz, em visita a namorada, Samantha Juste, apresentadora do programa da BBC TV Top of The Tops, acompanhou Paul McCartney em um concerto dos Hollies. George Harrison e Ringo Starr, de passagem pelos Estados Unidos, no verão, visitaram Peter Tork em sua casa na 3615 Shady Oak Road, em Studio City, Califórnia, onde outra jam session ocorreu, em companhia dos músicos David Crosby e Peter Asher
No final do ano, os Monkees lançaram o longa-metragem Head, e mais uma vez as referências aos Beatles apareciam. Em uma cena o ator Thomas Craig Jones, parodiando a comparação entre os dois grupos, perguntou a Micky Dolenz se ele ainda continuava a pagar tributos a Ringo Starr. Em outra passagem do filme, Peter Tork, em um breve momento, assobiou o refrão de "Strawberry Fields Forever".
Os Beatles e os Monkees se separaram oficialmente no mesmo ano de 1970. O nome The Beatles seguiu com sua notoriedade, porém os Monkees foram chamados por alguns críticos de uma cópia americana dos Beatles. Os Beatles eram chamados de Fab Four (gíria em inglês para Os Quatro Fabulosos) enquanto os Monkees de Prefab Four ( Os Quatro Pré-Fabricados). Mas os Monkees foram admirados por John Lennon, que se declarou fã do seriado de TV e os comparou, como comediantes, aos Irmãos Marx. Nomes como o músico Frank Zappa e o intelectual Timothy Leary, também chancelaram a qualidade artística do grupo, que até hoje mostra sua influência na música pop, com seus antigos hits sendo regravados por bandas novas. Em 2005, o DJ Mark Vidler, fez uma combinação de "Paperback Writer", dos Beatles, com "I'm a Believer" dos Monkees e disponibilizou pela internet o mashup "Paperback Believer".
Extras
Provavelmente durante todos estes anos, os Beatles e os Monkees, individualmente, se encontraram muitas vezes, abaixo estão alguns registros:1967 - Os Monkees também mergulharam fundo na psicodelia, como todos, na esteira dos Beatles. Essa foto ao lado mostram Micky com o Paul McCartney em Londres, no auge do clima psicodélico.
Ainda 1967 - Outra foto feita no mesmo dia da anterior. Essa foi retirada da auto-biografia do Micky, I'm A Believer. No mesmo dia dessas duas, foi feita aquela com a cachorra Martha, que aparece lá em cima.
1967 - Os caras acompanhavam mesmo de perto. Na foto ao lado, Mike aparece ao lado de John durante as sessões de "A Day In The Life", música do Sgt. Pepper.
Setembro de 1970 - Ringo Starr compareceu a um concerto de Michael Nesmith em Londres. Mike Nesmith estava lançando o álbum Loose Salute ao estilo country, ritmo que Ringo Starr também adotou em seu álbum solo Beaucoups of Blues.
1973 - Micky Dolenz foi fotografado junto a John Lennon, Alice Cooper, Harry Nilson e Helen Ready, em uma festa em Los Angeles. Esta fase de badalações da vida de John Lennon, separado de sua segunda esposa Yoko Ono, ficou conhecida como "fim de semana perdido".
Março de 1975 - Para festejar o fim das gravações do álbum dos Wings Venus and Mars, gravado entre Nova Orleans e Los Angeles. Paul McCartney convidou Davy Jones e Micky Dolenz para uma festa no transatlântico Queen Mary, ancorado em Long Beach, Califórnia. Entre os 200 convidados estavam Marvin Gaye, o grupo Jackson 5, Bob Dylan, George Harrison, Carole King, membros do Led Zepplin, Cher e o ator Tony Curtis.
Dezembro de 1977 - Davy Jones gravou o backing vocal para Ringo Starr em dois jingles para um comercial na TV japonesa da leisure suits comercials Simple Life.
Setembro de 1978 e 1979 - Detentor, desde 1971, do catalogo musical do roqueiro Buddy Holly, Buddy Holly Week. Micky Dolenz, na época morando na Inglaterra e trabalhando como diretor de televisão, compareceu as festividades duas vezes no Hammersmith Odeon, em Londres.
1982 - Michael Nesmith ganhou notoriedade no início do anos 80, como diretor de vídeos clips, após ganhar um Grammy na categoria "Vídeo do Ano" com seu musical Elephants Parts (1981). Na época foi divulgado que Paul McCartney tentou contratá-lo, mas Michael não se interessou pela oferta.
1995 - Os Monkees voltaram a se reunir com grande sucesso em 1986 e até 2001, o grupo fez uma serie de turnês mundiais e lançou novos discos. A empresa Pizza Hut lançou um comercial para a televisão americana com Peter Tork, Davy Jones, Micky Dolenz e Ringo Starr.
Por Sergio Farias
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