sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Blue Jay Way - A rua que inspirou George existe mesmo!


"There's a fog upon LA...."

Estas palavras lembram alguma coisa? Claro, a música "Blue Jay Way", de George Harrison, sobre uma avenida de Los Angeles chamada... Blue Jay Way! No dia 01 de agosto de 1967, George estava em uma casa - na verdade, uma bela mansão - alugada exatamente nesta rua. Ele tocava um órgão e ia compondo uma música de melodia meio oriental, enquanto esperava pelo amigo e relações-públicas dos Beatles, Derek Taylor, que demorava demais por ter se perdido no trajeto. Pouco depois, ela se tornava uma das músicas do disco e filme Magical Mystery Tour.

A história começou quando Brian Epstein telefonou para um empresário de Los Angeles, Robert Fitzpatrick, solicitando uma casa para George, enquanto ele estivesse fazendo uma visita à cidade. Este conseguiu persuadir o amigo Ludwig Gerber a alugar sua casa na Blue Jay Way 1400 ao ex-beatle, enquanto ele, Ludwig, viajava ao Hawaii. O Sr. Gerber, proprietário da casa, já falecido, teve uma vida movimentada: foi coronel do Exército Americano na II Grande Guerra, empresário da cantora Peggy Lee e produtor de cinema. Comprou a casa assim que entrou para o mundo do cinema, localizada em um lugar realmente difícil de achar - por serem muitas e longas alamedas, muito parecidas umas com as outras - e, de fato, uma área com muita neblina ("fog"). Fica no caminho para Hollywood Hills (aquelas famosas colinas com o logotipo "HOLLYWOOD"), pertinho da Sunset Strip e do clube Whisky A Go Go.

Alguns anos depois, já nos anos 70, Ludwig Gerber passou por aperto financeiro e vendeu a propriedade por um bom valor, certamente devendo a ótima cotação à história com George, conforme ele contou em uma entrevista: "eu cheguei a responder dezenas de vezes sobre essa história com o George. As pessoas me perguntavam até detalhes sobre como a música foi composta, como se eu tivesse lá, ao lado dele naquela hora, sendo que nunca encontrei o George pessoalmente. Muitos pediam para entrar e conhecer a casa. Infelizmente tive que vendê-la, mas o preço foi bom, cerca de 2 milhões de dólares".

Frente da casa

Curiosidades

Outro astro que passou um tempo nessa casa foi Paul Simon, pouco depois do George. Lá, ele escreveu os dois primeiros versos de sua obra-prima "Bridge Over Troubled Water", bem como a música "Cecilia" (que além de composta, também foi gravada lá).

Por incrível que pareça, ao chegar à casa, George já encontrou o tal órgão preto e branco onde compôs "Blue Jay Way". Ele não sabia tocar bem o instrumento, mas o suficiente para criar aquela estranha melodia indiana, bem curtinha, que seguiu por toda a música, enquanto ele improvisava a letra.

Como chegar à Blue Jay Way? É fácil: ao chegar em Los Angeles, é só pegar a rota de Sunset Strip e seguir até Hollywood Hills. Nessa região, hoje em dia, qualquer taxista sabe o caminho exato e toda a historinha que você acabou de ler. Vale o ditado "quem tem boca vai a Roma".

Por José Carlos Almeida.

Área interna da casa

O órgão onde foi composta a música
 
Mapa de Los Angeles

Nenhum comentário:

Postar um comentário