No último trimestre de 1963 Francis Hall, proprietário e presidente da Rickenbacker, começou a receber informações sobre uma banda de muito sucesso na Inglaterra, da qual ele nunca tinha ouvido falar. Os Beatles iriam visitar os EUA no ano seguinte e a Capitol Records orquestrava uma campanha na mídia para preparar a América para a sua chegada.
Harold Buckner, um dos representantes de venda da companhia, foi o primeiro a chamar sua atenção. Logo depois, Roy Morris - sócio da distribuidora de instrumentos musicais londrina Rose-Morris e interessado na distribuição da Rickenbacker no Reino Unido - também mandou uma carta para Hall na qual anexou um recorte de jornal com uma foto da banda tocando nas suas Rickenbackers 325 e 425. Pedia amostras dos dois modelos.
Francis Hall enxergou uma oportunidade aí e, através de informações obtidas com Roy Morris, entrou em contato com Brian Epstein e conseguiu marcar uma reunião com os Beatles em New York na semana de sua primeira aparição no Ed Sullivan Show, em fevereiro. Hall tinha noção da importância dessa reunião tanto que escreveu para Harold Brucker confirmando que conseguira marcá-la e pedindo enfaticamente para que ele não comentasse com ninguém, pois não queria que a concorrência soubesse que ele estaria em New York na mesma época que a banda.
Os equipamentos da marca estavam disponíveis a partir de 7 de janeiro numa suíte do Hotel Savoy Hilton e, além das guitarras, incluiam os amplificadores "B-16" para baixo, "B-22D" para guitarra e um recente desenvolvimento - uma câmara de eco usando um princípio eletrostático patenteado. Apesar de testados, os equipamentos eletrônicos não seriam usados pela banda devido ao acordo com a Jennings para o uso exclusivo dos amplificadores Vox.
No dia 8 de fevereiro, após ensaios para o Ed Sullivan Show, Brian Epstein, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr apareceram. George Harrison tinha ficado em sua suíte do Hotel Plaza, isolado do grupo por estar com gripe. John testou alguns instrumentos, entre eles a nova guitarra de 12 cordas. Achando-a muito interessante, disse que gostaria que George a visse e se eles se importariam de levá-la até ele no outro hotel. Eles atravessaram o Central Park e lá estava George em sua suíte, ouvindo ao rádio. Hall desempacotou a 360/12 e Harrison a dedilhou por uns instantes. Logo em seguida o telefone tocou e era a sua irmã, Louise, que dava uma entrevista à estação WDGY de Minneapolis e havia ligado a pedido do DJ pra saber como ele estava se sentindo. Ao ser perguntado o que estava fazendo, respondeu: "Estou dedilhando uma guitarra de 12 cordas". O interlocutor então perguntou se ele estava gostando e ele respondeu: "Sim, é uma Rickenbacker!". O DJ então ofereceu o instrumento como um presente. Mas Francis Hall já tinha decidido presentear George com a guitarra e assim o fez.
O instrumento
A guitarra de George foi fabricada em dezembro de 1963. Foi a segunda a ser feita e foi pintada num "sunburst" avermelhado chamado de "Fireglo", tinha filetes brancos na frente e atrás do corpo, marcações triangulares em madrepérola, escudo duplo branco e knobs pretos pequenos.A característica mais marcante e inovadora desse modelo é a distribuição das tarraxas.
As guitarras de 12 cordas normalmente têm as doze tarraxas distribuídas seis de cada lado do headstock, que tem que ser alongado para acolhê-las. Isso além de quebrar o equilíbrio da guitarra também torna a afinação um pouco confusa, já que muitas vezes estamos tentando afinar uma corda e girando a tarraxa de outra. A Rickenbacker visualizou uma maneira muito criativa de dispô-las juntando o modo de colocação das tarraxas do violão clássico com o do violão de aço. Isso simplificava muito a afinação e equilibrava física e esteticamente o instrumento.
Mas algo não funcionava bem.
O primeiro instrumento foi encordoado da maneira tradicional, com a corda oitavada acima da corda normal. Dessa maneira, as tarraxas que normalmente afinavam as cordas normais estavam afinando as cordas oitavadas - o que tornava tudo confuso. A solução foi inverter tudo, colocando a corda oitavada abaixo da normal, o que foi feito na segunda guitarra - aquela que foi dada a George. Era criado o encordoamento reverso, que levou a um instrumento com timbre único e que é uma das características mais marcantes da música dos anos 60.
A guitarra foi usada praticamente em todo ano de 1964 - ao vivo e no estúdio - na fase do disco A Hard Day's Night. A primeira música a ser gravada com ela foi "You Can't Do That", seguida de "I Should Have Known Better". A última foi "Ticket To Ride". Depois dessas, nas canções gravadas com guitarra de doze cordas, foi utilizada outra Rickenbacker 360/12, comprada em 1965. Na carreira solo, George usou a sua primeira Rickenbacker na gravação de "Fish On The Sand" no álbum Cloud Nine.
A guitarra pertence até hoje ao espólio de George Harrison e pôde ser vista exposta no palco no magnífico "Concert For George".
Especificações Originais
Número de série:CM 107
Ano de fabricação:
1963
Cor:
Fireglo
Escudo:
Duplo, branco
Corpo:
Maple, semi sólido
Braço:
Maple, laminado
Escala:
Rosewood, 628mm
Marcadores de posição:
Triangulos de madrepérola
Tarraxas:
Kluson, não seladas
Captadores:
2 Single coil estilo "toaster" (torradeira)
Controles:
Chave seletora de três posições, 2 controles de volume, 2 controles de tom e 1 "blend"
Saídas:
Standard (mono) e Rick-o-Sound (stereo)
Ponte:
Rickenbacker
Cordal:
Chapa estampada
Knobs:
Pretos, pequenos
Preço de tabela:
US$ 524,50 (aprox. US$ 3.300,00 hoje)
Por Carlos Assale
Nenhum comentário:
Postar um comentário