quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Paul McCartney acha ridículo estudar sobre os Beatles


Paul McCartney disse que era “ridículo” o fato de agora ser possível estudar os Fab Four na universidade. Ao participar de uma entrevista coletiva em seu site oficial, Macca foi perguntado por um aluno, estudando para um mestrado em Música Popular, o que sentia sobre a existência de tais cursos.

“Para mim, isso é ridículo, embora muito lisonjeiro”, respondeu a lenda da música. “Ridículo porque nós (os Beatles) nunca estudamos nada, simplesmente amamos nossa música popular: Elvis, Chuck Berry, Little Richard, Fats Domino etc. E não era um caso de ‘estudar’. Acho que se nós tivéssemos feito isso, teríamos nossas carreiras”.

Ele também acrescentou que passar muito tempo simplesmente estudando música não necessariamente irá torná-lo um músico melhor: “Eu não acho que, ao estudar a música popular, você pode se tornar um grande músico popular. Alguém como Bob Dylan você não pode fazer”, disse ele.

sábado, 5 de dezembro de 2015

ECAD: Lennon ainda é um dos mais tocados

Mesmo depois de tanto tempo que nos deixou, John Lennon permanece vivo através de sua obra, que continua sendo executada, regravada e disseminada mundo afora. No Brasil, a música mais tocada de John nos últimos cinco anos é “Imagine”, seguida por “Woman”, “Hey Jude”, “Yesterday” e “Help”. Os dados são do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e consideram as execuções em rádios, Carnaval, Festa Junina, Música ao Vivo, Shows e Casas de Festas.

Observação: o ECAD não considera quem foi o REAL compositor das músicas, e sim a quem são creditadas e a quem são pagos os direitos autorais. Daí a menção a “Yesterday” e “Hey Jude” (ambas da dupla Lennon/McCartney).