sexta-feira, 6 de dezembro de 2002
The Complete Lost Lennon Tapes, a maior coleção de gravações raras de John Lennon
Um Breve Histórico
Quando o ex-beatle John Lennon morreu em dezembro de 1980, uma das questões que mais perturbava seus fãs dizia respeito à sua produção musical. Afinal, após Double Fantasy não ouviria-se mais nada de novo de John? Nos círculos mais restritos dos beatlemaníacos sabia-se que Lennon, apesar de Ter se auto exilado durante cinco anos do show biz, não havia parado de gravar , quer fosse de maneira profissional, quer fosse através de prosaicas gravações caseiras. Nos anos que se seguiram, sua viúva Yoko Ono começaria a responder ao público com o lançamento dos discos Milk and Honey, Menlove Ave e Live in New York City. Porém, e a medida que o tempo ia passando tinha-se cada vez mais a certeza de que muito material ainda estava guardado nos arquivos de Yoko.
Em janeiro de 1988 enfim, as dúvidas e anseios de toda a comunidade beatlemaníaca começou a ser satisfeita e de uma forma absolutamente inesperada. Naquele mês, Yoko Ono abriu suas caixas e através de uma série de programas radiofônicos liberou para o mundo mais de 300 horas de gravações de John Lennon ai incluidos, versões alternativas de seus clássicos, entrevistas e músicas inéditas. As negociações para a liberação do material datam ainda do final do ano de 1987 quando Yoko entregou a Westwood One's, uma agência americana de comercialização de programas , os tapes contendo uma absurda quantidade de material inédito. Sobre sua iniciativa explica Yoko Ono: " Depois do que aconteceu em 1980 eu fiquei arruinada e só tinha vontade de sofrer a minha dor. Mas John e eu éramos parceiros e então, decidi lançar um pouco de seu trabalho a cada ano. E assim foi feito.
Mas, com o lançamento do último disco "Menlove Ave", eu descobri que não possuía mais qualquer trabalho finalizado em estúdio, embora ainda existisse uma grande quantidade de material, até mesmo cassetes que John gravou em casa. Eu tive de escolher entre guardar essas coisas no meu cofre para sempre ou reparti-las com as pessoas. Eu quis dividir isso com elas porque acredito que as músicas de John pertencem ao mundo. Mas eu não sabia como fazê-lo. A minha impressão é de que se eu gravasse em disco um som não-profissional , ele ficaria exposto à crítica e eu não poderia fazer isso ao John. Eu precisava de uma outra mídia e foi ai que eu pensei no rádio. Mas existia um outro problema: apesar de eu Ter ouvido as fitas quando preparei "Milk and Honey" , Live in New York City e Menlove Ave, eu não teria mais "coração" para ouvir centenas de fitas arquivadas. Então confiei a Elliot Montz essa tarefa e, quando começamos a discutir a série com Norman Pattiz ( Presidente da Westwood), tudo ficou claro".
A série The Lost Lennon Tapes começou a ser veiculada pela Westwood One no dia 18 de janeiro de 1988 e foi inicialmente planejada para durar um ano. Devido a enorme quantidade de material, traduziu-se ao final em 218 programas de aproximadamente uma hora de duração , permanecendo no ar semanalmente até 23 de março de 1992, ancorada por Elliot Mintz, amigo de longa data dos Lennon.
O que foi a Lost Lennon Tapes
Durante todo o tempo em que permaneceu no ar, a série "The Lost Lennon Tapes" deu ao mundo a chance de pela primeira vez conhecer uma faceta de John Lennon até então pouco explorada. Quando dá-se início a audição do material o que se percebe logo de imediato nas inúmeras horas de gravação é um Lennon espontâneo, às vezes crítico, mordaz, às vezes extremamente bem humorado e gentil com os que estavam a sua volta. Nos 218 programas foram apresentadas entrevistas, ensaios, performances ao vivo, outtakes de músicas que cobrem toda sua carreira solo ( e algumas gravações dos Beatles) e performances caseiras.
Um fato extremamente importante a se dizer sobre a série é que, após sua veiculação assistiu-se nos anos seguintes a uma verdadeira profusão de discos piratas contendo gravações de Lennon. Com a era do CD já plenamente estabelecida pode-se afirmar sem exagero que 90% de todos os discos piratas contendo músicas de John Lennon tomou como base a série Lost Lennon Tapes. Os selos piratas tiveram apenas o trabalho de organizar o material , ou seja, buscava-se na Lost Lennon Tapes gravações alternativas por exemplo, para as músicas do disco Mind Games e se lançava um CD chamado " The Alternate Mind Games" , ou extraia-se da série outtakes do disco Double Fantasy e se colocava no mercado discos e mais discos enfocando o material. Tal prática, além de alavancar o mercado de discos piratas fez, é claro, a alegria dos fãs de John.
Registra-se aqui também um fato curioso: quando começou a ser veiculada , os produtores da série haviam escutado apenas uma parte de todo o material. Ensaiou-se até, fazer-se sua audição de forma cronológica. No entanto, com o sucesso dos programas e a quantidade de fitas para serem ouvidas abandonou-se a idéia e o material passou a ser executado de forma totalmente aleatória fazendo com que em um mesmo programa pudessem ser ouvidos takes alternativos de músicas dos Beatles e, logo após, outtakes do disco Double Fantasy.
Beatles Brasil
O site thebeatles.com.br vem se firmando ao longo dos anos como uma verdadeira biblioteca beatle virtual. Longe de propósitos comerciais, entrou no cenário beatle nacional pela contramão, ou seja, ao contrário de espaços onde prevalece o comércio de material envolvendo os Beatles em detrimento da informação, a página BeatlesBrasil faz exatamente o oposto, buscando acima de tudo informar tanto os novos fãs dos Beatles como aumentar o leque de opções daqueles que sempre querem saber mais. É com esse espírito que, após terminarmos toda a série dos Beatles 30 Days, que buscou proporcionar os fãs uma visão mais acurada do que foi o projeto Get Bck/Let It Be , que damos início a partir de agora à um novo projeto: explicar, comentar, adentrar, enfim, levar os fãs dos Beatles e em especial de John Lennon para dentro dos estúdios onde o ex-beatle gravou suas músicas, nos utilizando para isso da série The Lost Lennon Tapes.
Ressaltam-se aqui alguns pontos importantes. De início, há que se dizer que data do começo dos anos 90 os primeiros registros em discos piratas trazendo exclusivamente o material veiculado da Lost Lennon Tapes. Vários selos alternativos entregaram-se a esta tarefa como por exemplo o Bag que, em 29 álbuns de vinil e 6 álbuns duplos trouxe a tona quase toda a parte musical da série. Registra-se também, investidas na mesma direção do selo Vigotone que chegou a lançar alguns poucos discos com o material. De todos, porém, o selo Walrus foi o que trouxe aos fãs os registros mais completos da Lost Lennon Tapes. O walrus lançou a partir de 1997 , nada menos que 11 álbuns duplos (22 CDs), todos com pouco menos de 80 minutos de duração. Pode-se dizer com segurança que tudo o que existe lançado em matéria de pirataria envolvendo a série The Lost Lennon Tapes está presente nestes 11 álbuns duplos. O material impressiona sob vários aspectos. Inicialmente chama a atenção a qualidade de som das faixas que, ainda quando retiradas de vinil estão com sonoridade perfeita. Outro fator positivo são as capas e contracapas, todas com fotos sensacionais de John e trazendo explicações sobre cada take. Por fim, vale repetir o que dissemos no começo, ou seja, 90% de todos os discos piratas já lançados no mercado com material de John traziam outtakes extraídos da série Lost Lennon Tapes estando, pois, a grande maioria dessa versões presentes nessa série de Cd's do selo Walrus. Reside nesta explicação, pois, o fato de havermos decidido por conseguir esta série para que pudéssemos tornar possível nosso comentário à The Lost Lennon Tapes.
Durante os próximos meses, comentaremos cada disco, cada faixa, cada sessão de gravação de John, fazendo o necessário para sempre darmos ao leitor o maior número de informações que pudermos obter.
Um comentário mais profundo à The Lost Lennon Tapes já estava em nossos planos há algum tempo. No entanto, escolhemos o mês de outubro de 2002 para darmos início a realização desse projeto primeiramente por ser nesta data que Lennon completaria seus 62 anos de idade. Em seguida por somente agora nos sentirmos preparados para oferecer ao leitor e fã dos Beatles uma explanação mais abrangente de toda a série e, por último pelo ano de 2002 marcar os dez anos em que o último programa da série foi ao ar. Se seremos bem ou mal sucedidos em nossa modesta intenção, deixamos ao castro dos leitores. Contudo, e disto fiquem certos, estaremos sempre procurando fazer o melhor e nunca nos esquecendo de que críticas e sugestões serão sempre bem vindas.
Ao final deixamos vocês com as palavras de Elliot Mintz, um dos produtores da série: " A música de John não foi concebida para fazer você sentir doce, piegas ou adorável o tempo todo. Por isso, as apresentações da Los Lennon Tapes não serão um rock and roll muzak. Também não será voyeurístico. O que queremos apresentar é uma celebração de quem John Lennon foi, um retrato dele sem lágrimas."
Por Vladimir Araújo
quinta-feira, 5 de dezembro de 2002
The Complete Lost Lennon Tapes 01 e 02
Como já dissemos no texto de apresentação à série Lost Lennon Tapes, os primeiros registros piratas da série deram-se ainda em formato de vinil. Assim, neste primeiro álbum duplo temos o correspondente aos três primeiros vinis. No CD 1, com 26 faixas, presentes estão tanto músicas de Lennon em carreira solo quanto alguns registros de outtakes ainda feitos com os Beatles, material este veiculado quando dos primeiros programas da série. Destaque para uma versão de Rock Island Line, acústica, a até hoje inédita oficialmente John Henry, numa gravação que traz John ao piano, Surprise Surprise do disco Walls and Bridges, aqui em formato totalmente acústico, o take inicial de Goodnight Vienna e a música Power to the People sem aqueles vocais que abrem a versão oficial.
O disco 2 abre com um outtake de I'm the Greatest, destacando-se ainda o take 3 de Starting Over e a faixa 6 que traz John interpretando ao piano uma canção tradicional do folclore inglês. Também no disco, a música Julia em versão gravada em 1968 durante as sessões ocorridas em Esher, um rarotake alternativo para You Know My Name e o take 1 da música Beautiful Boy. O álbum duplo tem ótima qualidade de som, ressaltando-se que até o que foi retirado de vinil aparece aqui sem nenhum tipo de chiado. Há que se dizer ainda, que todo o material veiculado na série Lost Lennon Tapes foi extraído de fontes diferentes, ou seja, há tanto gravações profissionais, perfeitas e acabadas, quanto demos e gravações caseiras, o que empresta aos álbuns da série um tom ao mesmo tempo irregular e intimista. Qualidade de som entre 8-10.
CD1
01 Strawberry Fields Forever
02 The Happy Rish Kesh Song
03 Rock Island Line
04 John Henry
05 Surprise, Surprise
06 Keep Right On To The End...
07 Goodnight Vienna
08 Tennessee
09 God Save Oz
10 With A Little Help From...
11 Power To The People
12 Here We Go Again
13 Mucho Mungo
14 God
15 Life Begins At 40
16 Woman
17 Girls And Boys
18 Clean-up Time
19 Beautiful Boy
20 Revolution
21 Child Of Nature
22 He Said He Said
23 I'm The Greatest
24 Make Love Not War
25 How Do You Sleep
26 Daddy's Little Sunshine Boy
CD2
01 I'm The Greatest
02 The Luck Of The Irish
03 Every Man Has A Woman...
04 Starting Over
05 Promise
06 Sea Ditty / Leaning On A Lamp
07 Grow Old With Me
08 Strawberry Fields Forever
09 What A Shame Mary Jane...
10 Julia
11 Across The Universe
12 You Know My Name
13 Help!
14 Whatever Gets You Thru...
15 We Must Not Forget The...
16 The Wumberlog
16 Dear John
17 Whatever Happend To
18 Cookin In The Kitchen Of Love
19 Peggy Sue
20 Watching The Wheels
21 Watching The Wheels
22 I'm Losing You
23 Beautiful Boy
24 Cleanup Time
25 One-To-One Promo outtake
O disco 2 abre com um outtake de I'm the Greatest, destacando-se ainda o take 3 de Starting Over e a faixa 6 que traz John interpretando ao piano uma canção tradicional do folclore inglês. Também no disco, a música Julia em versão gravada em 1968 durante as sessões ocorridas em Esher, um rarotake alternativo para You Know My Name e o take 1 da música Beautiful Boy. O álbum duplo tem ótima qualidade de som, ressaltando-se que até o que foi retirado de vinil aparece aqui sem nenhum tipo de chiado. Há que se dizer ainda, que todo o material veiculado na série Lost Lennon Tapes foi extraído de fontes diferentes, ou seja, há tanto gravações profissionais, perfeitas e acabadas, quanto demos e gravações caseiras, o que empresta aos álbuns da série um tom ao mesmo tempo irregular e intimista. Qualidade de som entre 8-10.
CD1
01 Strawberry Fields Forever
02 The Happy Rish Kesh Song
03 Rock Island Line
04 John Henry
05 Surprise, Surprise
06 Keep Right On To The End...
07 Goodnight Vienna
08 Tennessee
09 God Save Oz
10 With A Little Help From...
11 Power To The People
12 Here We Go Again
13 Mucho Mungo
14 God
15 Life Begins At 40
16 Woman
17 Girls And Boys
18 Clean-up Time
19 Beautiful Boy
20 Revolution
21 Child Of Nature
22 He Said He Said
23 I'm The Greatest
24 Make Love Not War
25 How Do You Sleep
26 Daddy's Little Sunshine Boy
CD2
01 I'm The Greatest
02 The Luck Of The Irish
03 Every Man Has A Woman...
04 Starting Over
05 Promise
06 Sea Ditty / Leaning On A Lamp
07 Grow Old With Me
08 Strawberry Fields Forever
09 What A Shame Mary Jane...
10 Julia
11 Across The Universe
12 You Know My Name
13 Help!
14 Whatever Gets You Thru...
15 We Must Not Forget The...
16 The Wumberlog
16 Dear John
17 Whatever Happend To
18 Cookin In The Kitchen Of Love
19 Peggy Sue
20 Watching The Wheels
21 Watching The Wheels
22 I'm Losing You
23 Beautiful Boy
24 Cleanup Time
25 One-To-One Promo outtake
quarta-feira, 4 de dezembro de 2002
The Complete Lost Lennon Tapes 03 e 04
A série continua com o primeiro disco do álbum duplo trazendo versões demo para Brown Eyed Hansome Man, gravado em 1968, Dear Prudence e Good Morning, Good Morning.
Presente também, um take interessantíssimo no qual John canta em forma de medley as músicas Beyond the Sea/Blue Moon/Young Love. Ainda no CD 1, outtakes quase embrionários para God Save Oz e Rock'n Roll People. O disco 2 abre com ensaios para a faixa Starting Over e uma versão para Maggie Mae gravada no Hit Factory Studios entre 1979 e 1980, seguindo-se três raras versões para as músicas Rock'n Roll People, Sweet Little Sixteen e You Can't Catch Me, todas das sessões com Phil Spector entre 74/75. Este CD duplo do selo Walrus, abrange o material lançado nos LP's 4,5,6 e 7 da série. No entanto, a qualidade aqui é bem melhor. Qualidade de som entre 9-10
CD1
01 Revolution
02 Power To The People
03 Attica State
04 The Luck Of The Irish
05 John Sinclair
06 I'm A Man
07 'Twas A Night Like Ethel Merman
08 Medley: Beyond The Sea/ Blue Moon/ Young Love
09 Clean Up Time
10 Good Morning, Good Morning
11 Everybody's Got Something To Hide Except Me And My Monkey
12 Everyone Had A Hard Year
13 Brown-Eyed Handsome Man
14 Serve Yourself
15 Lord, Take This Make-Up Off Me
16 The News Of The Day (From Reuters)
17 Dear Prudence
18 Jealous Guy
19 God Save Oz
20 Rock And Roll People
21 Rock Island Line
22 Real Life
23 My Life (Take #1)
24 My Life (Take #3)
25 Don't Be Crazy
26 The Worst Is Over
CD2
01 In The Studio
02 Starting Over (Vocal Booth)
03 Starting Over
04 Maggie Mae
05 Honey Don't
06 Don't Be Cruel
07 Matchbox
08 Dear Prudence
09 Cold Turkey
10 Here We Go Again (Take #2)
11 Woman
12 The Neville Club
13 Rock And Roll People
14 Not Fade Away
15 Sweet Little Sixteen
16 You Can't Catch Me
17 Mirror, Mirror (Take #1)
18 Mirror, Mirror (Take #5)
19 Mind Games
20 Cold Turkey
21 One Of The Boys
22 Tight A$
23 Studio Banter
24 Woman
25 Dear Yoko
26 I Don't Wanna Face It
Presente também, um take interessantíssimo no qual John canta em forma de medley as músicas Beyond the Sea/Blue Moon/Young Love. Ainda no CD 1, outtakes quase embrionários para God Save Oz e Rock'n Roll People. O disco 2 abre com ensaios para a faixa Starting Over e uma versão para Maggie Mae gravada no Hit Factory Studios entre 1979 e 1980, seguindo-se três raras versões para as músicas Rock'n Roll People, Sweet Little Sixteen e You Can't Catch Me, todas das sessões com Phil Spector entre 74/75. Este CD duplo do selo Walrus, abrange o material lançado nos LP's 4,5,6 e 7 da série. No entanto, a qualidade aqui é bem melhor. Qualidade de som entre 9-10
CD1
01 Revolution
02 Power To The People
03 Attica State
04 The Luck Of The Irish
05 John Sinclair
06 I'm A Man
07 'Twas A Night Like Ethel Merman
08 Medley: Beyond The Sea/ Blue Moon/ Young Love
09 Clean Up Time
10 Good Morning, Good Morning
11 Everybody's Got Something To Hide Except Me And My Monkey
12 Everyone Had A Hard Year
13 Brown-Eyed Handsome Man
14 Serve Yourself
15 Lord, Take This Make-Up Off Me
16 The News Of The Day (From Reuters)
17 Dear Prudence
18 Jealous Guy
19 God Save Oz
20 Rock And Roll People
21 Rock Island Line
22 Real Life
23 My Life (Take #1)
24 My Life (Take #3)
25 Don't Be Crazy
26 The Worst Is Over
CD2
01 In The Studio
02 Starting Over (Vocal Booth)
03 Starting Over
04 Maggie Mae
05 Honey Don't
06 Don't Be Cruel
07 Matchbox
08 Dear Prudence
09 Cold Turkey
10 Here We Go Again (Take #2)
11 Woman
12 The Neville Club
13 Rock And Roll People
14 Not Fade Away
15 Sweet Little Sixteen
16 You Can't Catch Me
17 Mirror, Mirror (Take #1)
18 Mirror, Mirror (Take #5)
19 Mind Games
20 Cold Turkey
21 One Of The Boys
22 Tight A$
23 Studio Banter
24 Woman
25 Dear Yoko
26 I Don't Wanna Face It
terça-feira, 3 de dezembro de 2002
The Complete Lost Lennon Tapes 05 e 06
Inicialmente há que se dizer que nesse volume da série de CDs lançados pela Walrus começam a aparecer de fato as verdadeiras gemas da pirataria de John Lennon. Lembra-se que, até a primeira metade da década de 90, uma parte dos takes da Lost Lennon Tapes chegou a ser lançada em discos de vinil e até em coleções de fitas cassete. No entanto, naqueles lançamentos, o que se tinha era praticamente uma pequena amostra do material completo, e isso se confirma a partir desse volume da série, onde percebe-se o quanto de material ainda existia pra ser lançado. E sem falar da qualidade de som, pois, nessa coleção de discos da Walrus raríssimas são as gravações com chiado de vinil e ruído de fita.
Neste volume temos um passeio pela sessões dos álbuns Double Fantasy/Milk and Honey, com demos para as músicas Watching the Wheels, Steppong Out, Woman, dentre outras, todos com qualidade surpreendente. Incluídos também os raros takes acústicos feitos por John em 1971 no St. Regis Hotel, onde o ex-beatle faz versões para faixas como Peggy Sue e Maybe Baby. Nesse ponto da série foram veiculados grande parte das versões acústicas feitas pelos Beatles em Esher, no ano de 1968, presentes aqui com excelente qualidade de som. Sem dúvida alguma porém, dois dos grandes highlights desse álbum duplo fica por conta das primeiríssimas versões para as músicas Woman is the Nigger of the World e New York City. Qualidade de som entre 9-10.
Lost Lennon Tapes 05 & 06 Disc 1
01. Watching The Wheels
02. I'm Stepping Out
03. Clean-up Time
04. Woman
05. Roll Over Beethoven
06. Whola Lotta Shakin' Goin' On +
07. New York City
08. God Save Oz
09. Introduction
10. Dirty Mac Jam
11. Maurice Dupont
12. That'll Be The Day
13. Rave On
14. Not Fade Away
15. Maybe Baby
16. Heartbeat
17. Peggy Sue Got Married
18. Corrina Corrina
19. Serve Yourself
20. Best Things In Life Are Free
21. Eat The Document
22. A Nice Noise
23. Number Nine
24. Tomorrow Never Knows
25. Backwards Talk Test
26. Aerial Tour Instrumental
27. Cry Baby Cry
28. Dear Prudence
29. Sexy Sadie
Playlist length: 1 hour 15 minutes 28 seconds
Lost Lennon Tapes Vol. 05 & 06 Disc 2
01. Julia
02. Child Of Nature
03. Cont. Story Of Bungalow Bill
04. I'm So Tired
05. Yer Blues
06. Everybody's Got Something...
07. What A Shame Mary Jane...
08. Revolution
09. Imagine
10. Crippled Inside
11. It's So Hard
12. A Case Of The Blues
13. Sally And Billy
14. Sally And Billy
15. Send Me Some Lovin'
16. Woman Is The Nigger Of...
17. New York City
18. Only You
19. Down In Cuba
20. Surprise, Surprise
21. Whatever Gets You Thru...
22. Watching The Wheels
23. I'm Losing You
24. Borrowed Time
25. Tobias Casuals
26. Happy Birthday John
27. Julia
Neste volume temos um passeio pela sessões dos álbuns Double Fantasy/Milk and Honey, com demos para as músicas Watching the Wheels, Steppong Out, Woman, dentre outras, todos com qualidade surpreendente. Incluídos também os raros takes acústicos feitos por John em 1971 no St. Regis Hotel, onde o ex-beatle faz versões para faixas como Peggy Sue e Maybe Baby. Nesse ponto da série foram veiculados grande parte das versões acústicas feitas pelos Beatles em Esher, no ano de 1968, presentes aqui com excelente qualidade de som. Sem dúvida alguma porém, dois dos grandes highlights desse álbum duplo fica por conta das primeiríssimas versões para as músicas Woman is the Nigger of the World e New York City. Qualidade de som entre 9-10.
Lost Lennon Tapes 05 & 06 Disc 1
01. Watching The Wheels
02. I'm Stepping Out
03. Clean-up Time
04. Woman
05. Roll Over Beethoven
06. Whola Lotta Shakin' Goin' On +
07. New York City
08. God Save Oz
09. Introduction
10. Dirty Mac Jam
11. Maurice Dupont
12. That'll Be The Day
13. Rave On
14. Not Fade Away
15. Maybe Baby
16. Heartbeat
17. Peggy Sue Got Married
18. Corrina Corrina
19. Serve Yourself
20. Best Things In Life Are Free
21. Eat The Document
22. A Nice Noise
23. Number Nine
24. Tomorrow Never Knows
25. Backwards Talk Test
26. Aerial Tour Instrumental
27. Cry Baby Cry
28. Dear Prudence
29. Sexy Sadie
Playlist length: 1 hour 15 minutes 28 seconds
Lost Lennon Tapes Vol. 05 & 06 Disc 2
01. Julia
02. Child Of Nature
03. Cont. Story Of Bungalow Bill
04. I'm So Tired
05. Yer Blues
06. Everybody's Got Something...
07. What A Shame Mary Jane...
08. Revolution
09. Imagine
10. Crippled Inside
11. It's So Hard
12. A Case Of The Blues
13. Sally And Billy
14. Sally And Billy
15. Send Me Some Lovin'
16. Woman Is The Nigger Of...
17. New York City
18. Only You
19. Down In Cuba
20. Surprise, Surprise
21. Whatever Gets You Thru...
22. Watching The Wheels
23. I'm Losing You
24. Borrowed Time
25. Tobias Casuals
26. Happy Birthday John
27. Julia
segunda-feira, 2 de dezembro de 2002
The Complete Lost Lennon Tapes 07 e 08
Chegamos ao quinto volume da série Lost Lennon Tapes e o primeiro disco Tem início com um outtake de Mother, feito durante as sessões para o disco Plastic Ono Band seguido de duas faixas só conhecidas na pirataria, Howling at the Moon e Memories, ambas em formato demo. Destaca-se ainda a demo original de Happy Xmas, vários outtakes iniciais para músicas do disco Double Fantasy e duas músicas, Mucho Mungo e Mount Elga, gravadas durante as sessões feitas por John e Harry Nilson.
O disco termina com a famosa gravação da música Stand By Me atribuída a John e Paul feita em 1974 e constando como sendo a última vez que os dois se encontraram pra cantar alguma coisa. A música era velha conhecida da pirataria quando do lançamento do disco pirata A Toot and a Snore. No segundo disco, destaque para um outtake para a faixa Yer Blues, feito durante as sessões para o projeto Rock'n Roll Circus e uma curiosa versão de How onde John canta na introdução a música People Get Ready. Ressalta-se ainda a inclusão do primeiro take da música Real Love e outtakes para três faixas do disco Imagine. Qualidade de som 9-10.
CD1: Volume 07
01 Mother Outtake 3:24
02 I Found Out Longer alternate mix 3:57
03 What'd I Say 0:37
04 How..? Outtake 3:36
05 Yellow Submarine 0:36
06 Chi-Chi's Cafe 3:28
07 Beautiful Boy Demo 2:46
08 Howling At The Moon Unreleased 1:57
09 Memories Unreleased 2:33
10 Stranger's Room Guitar & Drum machine demo 3:16
11 Everybody's Talking, Nobody's Talking 1:37
12 Nobody Told Me 3:20
13 Beautiful Boy 3:24
14 New York City Demo 2:12
15 Don't Be Cruel Jammin' with Elephant's Memory 1:29
16 Hound Dog Jammin' with Elephant's Memory 2:54
17 Send Me Some Lovin' Jam 2:33
18 I Found Out Acoustic demo 4:03
19 Happy Xmas (War Is Over)Original demo 3:15
20 John & Yoko's Happy Xmas Ditt Home recording 1:32
21 Tobias Casuals #2 1:11
22 Borrowed Time Alternate studio take 3:03
23 God Early demo2:41
24 Serve Yourself Slow and bluesy outtake 4:48
25 Imagine Studio outtake 2:55
26 Mucho Mungo Acoustic guitar/ Electric piano version 2:17
27 Mount Elga Acoustic guitar/Electric piano version 1:12
28 Gone From This Place Dakota recording 3:18
29 Stand By Me
1974 Last Beatles Gig 2:32
CD2: Volume 08
01 The Great Wok 1979 New Year's resolutions 2:01
02 Yer Blues Rock 'n' Roll circus rehearsal 1:30
03 I Found Out (Take #2) Demo 3:23
04 Oh YokoDemos 0:55
05 People Get Ready/How.. ?Demo 3:01
06 Pill Recorded at John & Yoko's Greenwish village home at 105 Bank Street. The pill referred to is methadone, the substance that John had to use to combat his heroin addiction 1:40
07 Out Of The Blue Basic track with rough vocals, no instrument overdubs and longer time than the released take 4:16
08 #9 Dream Demo
09 Tobias Casuals #3 John is guest disc jockey to promote his album Dyslexics should appreciate this particular Tobias Sportswear ad .1:04
10 John Henry Dakota demo 1:02
11 She Is A Friend Of Dorothy Dakota demo (piano)2:37
12 Real Love (Take #1 - Dakota demo - piano)3:56
13 Dear Yoko Rough take - unfinished version 3:09
14 Just Like Starting Over Longer fade-out 4:19
15 The Return Of Maurice Depont 2:45
16 Wedding Album Commercial 0:16
17 Stay In Bed (Grow Your Hair)0:47
18 Because Pure harmonies, no instruments 2:15
19 Oh Yoko! Imagine outtake 5:52
20 Grapefruit Excerpts Yoko's book; alternate Imagine take appears after book reading 6:19
21 Imagine Alternate take 2:48
22 Give Me Some Truth Tittenhurst Studio outtake 3:41
23 How Alternate take 19713:43
24 San Francisco Bay Blues Acoustic guitar 1:18
25 Oh My LoveTittenhurst studio outtake2:26
26 How Do You Sleep, Ya Cunt!? Anti-McCartney dia tribe 5:54
27 Tobias Casuals Sportswear #4 1:13
28 Stand By Me 1974 Last Beatles Gig 3:48
O disco termina com a famosa gravação da música Stand By Me atribuída a John e Paul feita em 1974 e constando como sendo a última vez que os dois se encontraram pra cantar alguma coisa. A música era velha conhecida da pirataria quando do lançamento do disco pirata A Toot and a Snore. No segundo disco, destaque para um outtake para a faixa Yer Blues, feito durante as sessões para o projeto Rock'n Roll Circus e uma curiosa versão de How onde John canta na introdução a música People Get Ready. Ressalta-se ainda a inclusão do primeiro take da música Real Love e outtakes para três faixas do disco Imagine. Qualidade de som 9-10.
CD1: Volume 07
01 Mother Outtake 3:24
02 I Found Out Longer alternate mix 3:57
03 What'd I Say 0:37
04 How..? Outtake 3:36
05 Yellow Submarine 0:36
06 Chi-Chi's Cafe 3:28
07 Beautiful Boy Demo 2:46
08 Howling At The Moon Unreleased 1:57
09 Memories Unreleased 2:33
10 Stranger's Room Guitar & Drum machine demo 3:16
11 Everybody's Talking, Nobody's Talking 1:37
12 Nobody Told Me 3:20
13 Beautiful Boy 3:24
14 New York City Demo 2:12
15 Don't Be Cruel Jammin' with Elephant's Memory 1:29
16 Hound Dog Jammin' with Elephant's Memory 2:54
17 Send Me Some Lovin' Jam 2:33
18 I Found Out Acoustic demo 4:03
19 Happy Xmas (War Is Over)Original demo 3:15
20 John & Yoko's Happy Xmas Ditt Home recording 1:32
21 Tobias Casuals #2 1:11
22 Borrowed Time Alternate studio take 3:03
23 God Early demo2:41
24 Serve Yourself Slow and bluesy outtake 4:48
25 Imagine Studio outtake 2:55
26 Mucho Mungo Acoustic guitar/ Electric piano version 2:17
27 Mount Elga Acoustic guitar/Electric piano version 1:12
28 Gone From This Place Dakota recording 3:18
29 Stand By Me
1974 Last Beatles Gig 2:32
CD2: Volume 08
01 The Great Wok 1979 New Year's resolutions 2:01
02 Yer Blues Rock 'n' Roll circus rehearsal 1:30
03 I Found Out (Take #2) Demo 3:23
04 Oh YokoDemos 0:55
05 People Get Ready/How.. ?Demo 3:01
06 Pill Recorded at John & Yoko's Greenwish village home at 105 Bank Street. The pill referred to is methadone, the substance that John had to use to combat his heroin addiction 1:40
07 Out Of The Blue Basic track with rough vocals, no instrument overdubs and longer time than the released take 4:16
08 #9 Dream Demo
09 Tobias Casuals #3 John is guest disc jockey to promote his album Dyslexics should appreciate this particular Tobias Sportswear ad .1:04
10 John Henry Dakota demo 1:02
11 She Is A Friend Of Dorothy Dakota demo (piano)2:37
12 Real Love (Take #1 - Dakota demo - piano)3:56
13 Dear Yoko Rough take - unfinished version 3:09
14 Just Like Starting Over Longer fade-out 4:19
15 The Return Of Maurice Depont 2:45
16 Wedding Album Commercial 0:16
17 Stay In Bed (Grow Your Hair)0:47
18 Because Pure harmonies, no instruments 2:15
19 Oh Yoko! Imagine outtake 5:52
20 Grapefruit Excerpts Yoko's book; alternate Imagine take appears after book reading 6:19
21 Imagine Alternate take 2:48
22 Give Me Some Truth Tittenhurst Studio outtake 3:41
23 How Alternate take 19713:43
24 San Francisco Bay Blues Acoustic guitar 1:18
25 Oh My LoveTittenhurst studio outtake2:26
26 How Do You Sleep, Ya Cunt!? Anti-McCartney dia tribe 5:54
27 Tobias Casuals Sportswear #4 1:13
28 Stand By Me 1974 Last Beatles Gig 3:48
domingo, 1 de dezembro de 2002
The Complete Lost Lennon Tapes 09 e 10
Este volume, mantendo a ótima qualidade sonora que caracteriza toda a série Lost Lennon Tapes, traz, como os outros álbuns, uma mescla de várias fases da carreira de Lennon. O primeiro disco abre com um take de mais de cinco minutos para a faixa "Stepping Out", gravada logo no início das sessões para os álbuns Double Fantasy/Milk and Honey. Ressalta-se ainda, o take de "Mother" feito com uma guitarra com efeito de trêmulo, o take 2 de "I'm the Greatest", com uma introdução onde John explica que a faixa será gravada por Ringo e o segundo take de "Move Over Ms. L.".
Chama a atenção também, a inclusão de um comercial de rádio gravado por Ringo Starr para promover o disco Mind Games. No disco 2, outro comercial feito para rádio, onde Ringo promove o disco Walls and Bridges. No segundo disco ainda, o primeiríssimo take, somente ao piano, da música "Watching the Wheels", ainda intitulada "I'm Crazy". Presentes também, uma sensacional versão acústica para a música "Surprise Surprise" e, talvez, o grande highlight desse volume da série, um take de nada menos que 06 minutos, ao piano, da faixa "I'm Loosing You", aqui com o título inicial de "Stranger's Room".
CD1: Volume 09
01 I'm Stepping Out Alternate version Double Fantasy sessions - 1st day 5:35
02 I'm The Greatest take #2 2:15
03 Move Over Ms. L Early May Pang demo 1:34
04 Bring On The Lucie (Freeda People) Riff fragment 1971-1972 1:02
05 Bring On The Lucie (Freeda People) Rough mix of nearly completed track 4:02
06 No. 9 Dream Earliest demo 2:10
07 People demo for Angela 1:57
08 Luck Of The Irish Early attempt - unfinished lyrics 0:54
09 Luck Of The Irish More polished version 1:42
10 Only People Rough mix 2:39
11 Rock And Roll People Alternate take 2:41
12 Mind Games - Promo Ringo, giving John help for a radio spot 0:59
13 Forgive Me (My Little Flower Princess) Dakota demo take #3 3:25
14 Tower Records Spot KHJ-AM L.A. Guest appearance 1:02
15 I Don't Want To Be A Soldier Mama Imagine sessions '71, 1st pass 5:49
16 How Do You Sleep Rehearsal 4:24
17 Well (Baby Please Don't Go) Old Olympics B-side 6:03
18 Move Over Ms. L Second demo 1:56
19 Tobias Casuals #5 KHJ-AM Los Angeles 1:16
20 Clean Up Time Demo Double Fantasy - Dakota piano version 3:30
21 Forgive Me (My Little Flower Princess) Alternate with studio talk 3:43
22 Mother Elec. guitar demo, '70, heavy tremelo sound 4:39
23 I'm Stepping Out Double tracked guitar demo - overdubbed 4:36
24 Only The Lonely Overdub version 4:48
25 Radio Free London/Oz Magazine Message 3:29
26 Rip It Up/Ready Teddy Rough mix 1:41
CD2: Volume 10
01 I'm Crazy Take one - 2nd batch 4:10
02 Beautiful Boy Double tracked guitar demo - overdubbed 4:04
03 Wall And Bridges - Promo Ringo promotes John's '74 LP, Walls and Bridges 1:02
04 Stranger's Room Piano demo for "I'm Losing You" 6:02
05 Woman Double tracked guitar demo 4:48
06 I'm Losing You Rough mix 3:57
07 Mainman, Bring Me No More Blues Acoustic B. Holly song 2:35
08 Peggy Sue Unreleased rough mix 2:06
09 Cold Turkey Acoustic demo - take one 3:56
10 Dear Yoko Acoustic demo - take 2 & 3 5:19
11 Bless You Rehearsal, diff. from Menlove av. 3:53
12 Move Over Ms. L Hard rocking rough mix - take 3 2:47
13 Living On Borrowed Time Bermuda demo 5:00
14 Don't Let Me Down Late '68 home demo 2:58
15 Oh, My Love Rough mix 2:53
16 Jealous Guy Rough mix 4:14
17 Surprise, Surprise Acoustic demo 3:02
18 Gone From This Place Take #4 3:20
19 Living On Borrowed Time 1980 - talk version 6:00
20 Michael Lindsey Hogg Talks With Lennon Dec 11, '6 - Rock'n'Roll Circus 0:37
21 Yer Blues Mick Jagger & John Lennon 0:41
22 Yer Blues Almost Instrumental 4:03
23 Don't Let Me Down Second home demo 2:11
Chama a atenção também, a inclusão de um comercial de rádio gravado por Ringo Starr para promover o disco Mind Games. No disco 2, outro comercial feito para rádio, onde Ringo promove o disco Walls and Bridges. No segundo disco ainda, o primeiríssimo take, somente ao piano, da música "Watching the Wheels", ainda intitulada "I'm Crazy". Presentes também, uma sensacional versão acústica para a música "Surprise Surprise" e, talvez, o grande highlight desse volume da série, um take de nada menos que 06 minutos, ao piano, da faixa "I'm Loosing You", aqui com o título inicial de "Stranger's Room".
CD1: Volume 09
01 I'm Stepping Out Alternate version Double Fantasy sessions - 1st day 5:35
02 I'm The Greatest take #2 2:15
03 Move Over Ms. L Early May Pang demo 1:34
04 Bring On The Lucie (Freeda People) Riff fragment 1971-1972 1:02
05 Bring On The Lucie (Freeda People) Rough mix of nearly completed track 4:02
06 No. 9 Dream Earliest demo 2:10
07 People demo for Angela 1:57
08 Luck Of The Irish Early attempt - unfinished lyrics 0:54
09 Luck Of The Irish More polished version 1:42
10 Only People Rough mix 2:39
11 Rock And Roll People Alternate take 2:41
12 Mind Games - Promo Ringo, giving John help for a radio spot 0:59
13 Forgive Me (My Little Flower Princess) Dakota demo take #3 3:25
14 Tower Records Spot KHJ-AM L.A. Guest appearance 1:02
15 I Don't Want To Be A Soldier Mama Imagine sessions '71, 1st pass 5:49
16 How Do You Sleep Rehearsal 4:24
17 Well (Baby Please Don't Go) Old Olympics B-side 6:03
18 Move Over Ms. L Second demo 1:56
19 Tobias Casuals #5 KHJ-AM Los Angeles 1:16
20 Clean Up Time Demo Double Fantasy - Dakota piano version 3:30
21 Forgive Me (My Little Flower Princess) Alternate with studio talk 3:43
22 Mother Elec. guitar demo, '70, heavy tremelo sound 4:39
23 I'm Stepping Out Double tracked guitar demo - overdubbed 4:36
24 Only The Lonely Overdub version 4:48
25 Radio Free London/Oz Magazine Message 3:29
26 Rip It Up/Ready Teddy Rough mix 1:41
CD2: Volume 10
01 I'm Crazy Take one - 2nd batch 4:10
02 Beautiful Boy Double tracked guitar demo - overdubbed 4:04
03 Wall And Bridges - Promo Ringo promotes John's '74 LP, Walls and Bridges 1:02
04 Stranger's Room Piano demo for "I'm Losing You" 6:02
05 Woman Double tracked guitar demo 4:48
06 I'm Losing You Rough mix 3:57
07 Mainman, Bring Me No More Blues Acoustic B. Holly song 2:35
08 Peggy Sue Unreleased rough mix 2:06
09 Cold Turkey Acoustic demo - take one 3:56
10 Dear Yoko Acoustic demo - take 2 & 3 5:19
11 Bless You Rehearsal, diff. from Menlove av. 3:53
12 Move Over Ms. L Hard rocking rough mix - take 3 2:47
13 Living On Borrowed Time Bermuda demo 5:00
14 Don't Let Me Down Late '68 home demo 2:58
15 Oh, My Love Rough mix 2:53
16 Jealous Guy Rough mix 4:14
17 Surprise, Surprise Acoustic demo 3:02
18 Gone From This Place Take #4 3:20
19 Living On Borrowed Time 1980 - talk version 6:00
20 Michael Lindsey Hogg Talks With Lennon Dec 11, '6 - Rock'n'Roll Circus 0:37
21 Yer Blues Mick Jagger & John Lennon 0:41
22 Yer Blues Almost Instrumental 4:03
23 Don't Let Me Down Second home demo 2:11